GEPeSP Comenta

A cabine blindada no Complexo do Alemão – #GEPeSPComenta

A ocupação policial do Complexo do Alemão tem passado por uma crise. Depois dos policiais ocuparem irregularmente a casa de moradores residentes na área conhecida como Largo do Samba, a solução encontrada foi instalar uma cabine blindada no local. Ao mesmo tempo em que as estratégias policiais têm representado um aumento irresponsável da insegurança dos moradores (foram vários os vitimados e feridos), os próprios policiais têm sofrido com a insistência em um confronto que não demonstra nenhum sinal de avanço ou melhoria na segurança da região.

Colocar policiais enclausurados em uma cabine blindada, no meio de uma localidade onde os confrontos são frequentes é expô-los a uma situação de vulnerabilidade física, emocional e psíquica. Além disso, se questionam os motivos para instalação de tal objeto. Segundo o comando, o Largo do Samba é uma zona estratégica para a polícia. Mas se o intuito é avançar na resolução dos conflitos diários a que estão expostos os moradores, talvez o efeito da cabine seja o inverso. Como bem observou Ignácio Cano, coordenador do Laboratório de Análise da Violência (LAV-UERJ), a cabine pode significar um alvo a ser derrubado pelos traficantes da área. Adicionalmente, aos moradores da região é dado o sinal de que os confrontos não cessarão e a insegurança continuará a ser um questão cotidiana.

Essa decisão mostra que a vida do policial não está sendo levado em consideração no plano estratégico da instituição. A ideologia militar, que desfaz as individualidades para que emerjam soldados “acima do tempo”, identificados por números, precisa ser repensada. Entender que dentro daquela cabine ficarão policiais com vidas fora da instituição, com famílias, amigos e, muitas vezes, com medo, deveria cada vez mais fazer parte das elaborações estratégicas do comando da Polícia Militar.

 

Veja a matéria do O Globo: “Especialistas em segurança dizem que estrutura blindada põe fim à pacificação no Alemão”: http://oglobo.globo.com/rio/especialistas-em-seguranca-dizem-que-estrutura-blindada-poe-fim-pacificacao-no-alemao-1-21255732#ixzz4fStD9TnI