Atividades

I Simpósio Norte-Nordeste de Prevenção do Suicídio – Palestras

O GEPeSP participou do I Simpósio Norte-Nordeste de Prevenção do Suicídio, na Universidade Federal da Bahia, Salvador.

Nos dias 7 e 8 de julho Dayse Miranda, Pablo Nunes e Lidiane Menezes palestraram sobre diferentes assuntos.

 

Pablo Nunes trouxe uma reflexão sobre o “efeito Werther” (ou “efeito imitação”) e as novas formas de comunicação pela internet. Segundo o pesquisador, os estudos sobre o “efeito de Werther” possuem um novo desafio que é dar conta das diferentes formas de circulação e produção da informação nos dias atuais. Utilizando dados do Google Trends, foi possível notar as variações do nível de atenção para o suicídio nas pesquisas no buscador, além de tópicos sobre automutilação e técnicas de suicídio. Você pode ter acesso a apresentação AQUI.

 

Dayse Miranda apresentou dados sobre o suicídio de adolescentes e jovens no Brasil. Apesar de acumular grande volume de estudos, o suicídio entre jovens continua sendo um tema importante a ser discutido. Os dados mostram que de 2000 a 2014 houve um aumento de 31,4% dos suicídios no Brasil, no caso da população entre 15 a 29 anos, a taxa por cem mil habitantes passou de 5,49 em 1995 para 6,13 em 2015.  Um dos principais fatores das famílias de jovens que tentaram suicídio foi a baixa comunicação direta entre seus componentes. Para acessar a apresentação completa clique AQUI.

 

Lidiane Menezes trouxe dados sobre a Polícia Militar da Bahia, recolhidos no âmbito da pesquisa nacional “O comportamento suicida entre profissionais de segurança pública e prevenção no Brasil”. Dos 1850 policiais militares participantes da pesquisa, cerca de 3% tentou suicídio e 14% teve ideações suicidas. A insatisfação com o trabalho policial atingiu 41% dos policiais participantes e 84% consideraram que a sociedade não valoriza o trabalho do policial. 90% dos participantes disse ter perdido algum colega ou amigo assassinado e 75% relataram terem amigos ou colegas vitimados por suicídio. A íntegra da apresentação você pode acessar AQUI.