Clipping

Setembro Amarelo: novo programa tem foco na saúde mental do trabalhador

Foi realizada nesta terça-feira (19) a mesa redonda sob o tema “Prevenção do Sofrimento Mental no Trabalho”, evento promovido pela Prefeitura Municipal de Vila Velha para a campanha de prevenção ao suicídio e valorização à vida, o Setembro Amarelo. “Devemos mudar e olhar para o próximo com outro olhar. A prioridade da nossa gestão e do próprio prefeito Max Filho é a criação de um programa de Saúde do Trabalhador, principalmente para os servidores e focada na saúde mental”, disse o secretario de Saúde de Vila Velha, Jarbas Ribeiro de Assis Júnior.

A mesa redonda contou com a presença da doutoranda e psicóloga Janice Demuner Magalhães, especialista em saúde mental do trabalhador, que palestrou sobre o adoecimento mental em vias do trabalho e em como pensar estratégias que sejam práticas e reais para lidar com o sofrimento.

O evento também contou com a participação de Luisa Angélica Sales, psiquiatra da Secretaria de Saúde de Vila Velha (Semsa), que orientou sobre as medidas necessárias a serem tomadas com relação a possíveis casos, frisando que “é necessário falar sinceramente, saber se há um plano, organização ou carta de despedida. É necessário saber até que ponto a intenção da pessoa é de alto grau e quais os meios para classificar o risco e encaminhá-la para um serviço de ajuda à saúde mental. O mais importante de tudo é não deixar a pessoa sozinha e não tentar resolver o problema sozinho, o ideal é pedir ajuda a profissionais”, recomendou.

A ação contou com a presença de Lauanna Christina Vieira Eler, coordenadora do setor de Recursos Humanos (RH) da Semsa, Simone Endlich, assistente social e coordenadora do Núcleo de Prevenção da Violência e Promoção à Saúde (Nuprevi). A equipe do Centro de Valorização à Vida (CVV) e o Grupo de Trabalho Estadual de Prevenção ao Suicídio também estiveram presentes no evento.

Link: http://www.vilavelha.es.gov.br/noticias/2017/09/setembro-amarelo-novo-programa-tem-foco-na-saude-mental-do-trabalhador-17738