Clipping

Vitória recebe V Seminário de Prevenção do Suicídio do ES

Vitória vai receber o V Seminário de Prevenção do Suicídio, nos dias 30 de agosto, 1 e 2 de setembro, no Teatro da Ufes. O evento vai trazer à tona discussões pertinentes sobre o assunto, iniciando o Setembro Amarelo. Segundo estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS), a cada 40 segundos uma pessoa é vitima de suicídio no mundo.

Ao todo, serão 18 apresentações no seminário, dividas nos três dias de atividades, que discutirão o tema proposto para este ano: Depressão – promoção e prevenção em saúde mental.

André Trigueiro, jornalista e autor do livro “Viver é a Melhor Opção”, será responsável pela palestra de abertura, de mesmo nome, no dia 30 de agosto, às 9h.

A terceira maior causa de morte entre jovens brasileiros, o suicídio, faz mais de um milhão de vítimas no mundo entre todas as idades. Para a coordenadora do evento, a psicóloga Daniela Reis e Silva, que também coordena o Grupo de Trabalho de Prevenção do Suicídio no Espírito Santo, além de ser membro da Associação para a Educação e Aconselhamento sobre a Morte dos Estados Unidos (ADEC), o seminário é uma iniciativa de debate e prevenção.

“A ideia é proporcionar um debate amplo e aberto sobre o assunto em todas as esferas da sociedade e divulgar ações preventivas, considerando que 90% dos casos são passiveis de prevenção segundo estimativas da OMS”, ressalta Daniela.

Dentre os temas abordados estão a prática de valorização da vida, a vigilância epidemiológica, o acolhimento, a importância da posvenção e as experiências em prevenção de suicídio em diferentes faces, como por exemplo da Polícia Militar do Espírito Santo e da Polícia Militar do Rio de Janeiro, do Centro de Valorização da Vida (CVV) e do SASVV- Serviço de Atendimento a Vítimas de Violência de Vitória.

Também faz parte da programação do evento o lançamento do livro “Por que os policiais se matam?”, da socióloga Dayse Miranda.

II Encontro Regional de Sobreviventes

O evento também contemplará o II Encontro Regional de Sobreviventes no Espírito Santo, realizado na sexta-feira (1), às 17h30, com coordenação de Daniela Reis e Silva e da psicóloga e suicidologista, Karen Scavacini.

A proposta é que pessoas que perderam alguém para o suicídio possam se reunir e conversar sobre a experiência de estar em luto, visando à construção de uma rede de apoio e de políticas públicas adequadas à esta demanda.

“A vivência singular daqueles afetados por essas mortes podem e devem colaborar envolver a posvenção como promoção de saúde e prevenção do suicídio integrada e significativa. Afinal, essa é uma tarefa para muitas mãos”, salienta a psicóloga Daniela Reis.

As inscrições para o Seminário e para o Encontro são realizadas no site www.sauesp.org.br até o dia 28 de agosto ou até o encerramento das vagas disponibilizadas.

Palestrantes confirmados

  • Ana Catarina Tavares Loureiro (Vitória – ES)

Nefrologista. Mestre em Políticas Públicas e Desenvolvimento Local (UFES). Membro da Associação Médico-Espírita do Estado do Espírito Santo (AMEES). Integrante do Grupo de Trabalho de Prevenção do Suicídio do Espírito Santo (GTPS-ES).

  • André Ferreira (Vitória – ES)

Educador Físico. Pós-Graduando em Psicanálise com ênfase em Dependência Químca e Terapia Familiar. Mestrando em Gestão e Políticas Públicas em Saúde (CCS-UFES). Voluntário do Centro de Valorização da Vida (CVV). Integrante do Grupo de Trabalho de Prevenção do Suicídio do Espírito Santo (GTPS-ES).

  • André Trigueiro (Rio de Janeiro – RJ)

Jornalista da Rede Globo, editor-chefe do Cidades e Soluções, professor de Jornalismo Ambiental da PUC-RJ. Escritor e comentarista da CBN. Autor dos livros “Viver é a melhor opção” e cidades e soluções”

  • Daniela Reis e Silva (Vitória–ES)

Psicóloga. Terapeuta de Famílias e Casais, EMDR e Brainspotting. Especialista em Psicologia Clínica, Psicologia Hospitalar, Medicina Psicossomática e Intervenções Sistêmicas com Famílias. Fellow in Thanatology (Association for Death Education and Counseling). Mestre e Doutoranda em Psicologia Clínica pela PUC-SP. Coordenadora do Grupo API/ES – Apoio a Perdas Irreparáveis. Integrante e Coordenadora do Grupo de Trabalho de Prevenção do Suicídio no Espírito Santo (GTPS-ES). Membro da Associação de Suicidologia da América Latina e Caribe (ASULAC). Associada Fundadora e Integrante da Diretoria da Associação Brasileira de Prevenção do Suicídio (ABEPS) biênio 2016-2018.

  • Daniela Tomassoni (Vitória–ES)

Psicóloga. Psicanalista. Especialista em Psicologia Clínica. Atendimento Psicológico a Tentativas de Suicídio no Centro de Atendimento Toxicológico/TOXCEN. Psicóloga do CAPS Mestre Álvaro. Integrante do Grupo de Trabalho de Prevenção do Suicídio do Espírito Santo (GTPS-ES).

  • Danielly Abreu Xavier (Vitória – ES)

Psicólog. Especialista em Saúde Coletiva (UFES). Mestranda em Psicologia Institucional (UFES). Referência da Área Técnica de Saúde Mental da PMV 2012/2017. Área Técnica Serviço de Atenção às Vítimas de Violência (SASVV/SEMUS/PMV). Integrante do Grupo de Trabalho de Prevenção do Suicídio do Espírito Santo (GTPS-ES). Associada fundadora da Associação Brasileira de Prevenção do Suicídio (ABEPS).

  • Dayse Assunção Miranda (Rio de Janeiro – RJ)

Socióloga, Mestre em Sociologia (IUPERJ), Doutora em Ciência Política (USP) e Pós-Doutora em Sociologia (UERJ). Autora dos livros “Por que Policiais se Matam?: diagnóstico e prevenção do comportamento suicida na Polícia Militar do Rio de Janeiro” (2016) e ?O que quer a Polícia: Poder ou Competência??; Co-autora do livro Vítimas Ocultas da Violência na Cidade do Rio de Janeiro. Coordenadora do Grupo de Estudo e Pesquisa em Suicídio e Prevenção (GEPeSP), vinculado ao Laboratório de Análise da Violência (LAV-UERJ).

  • Edleusa Gomes Ferreira Cupertino (Vitória–ES)

Pedagoga. Especialista em Violência contra Criança e Adolescente e em Saúde do Trabalhador. Responsável pela área técnica de acidentes e violência dentro do grupo de causas externas da Secretaria Estadual de Saúde do Espírito Santo. Integrante do Grupo de Trabalho de Prevenção do Suicídio do Espírito Santo (GTPS-ES).

  • Karen Scavacini (São Paulo–SP)

Psicóloga. Psicoterapeuta. Suicidologista. Especialista em Gestalt-terapia pelo Instituto Sedes Sapientiae. Mestre em Saúde Pública na área de Promoção de Saúde Mental e Prevenção ao Suicídio pelo Instituto Karolinska – Suécia. Doutoranda em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano – USP/SP. Associada Fundadora e Integrante da Diretoria da Associação Brasileira de Prevenção do Suicídio (ABEPS) biênio 2016-2018.

  • Janice do Carmo Demuner Magalhães (Vitória – ES)

Psicóloga. Mestre em Psicologia Institucional pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Doutoranda em Psicologia (UFES). Pesquisadora regional do Grupo de Estudo e Pesquisa em Suicídio e Prevenção (GEPeSP), vinculado à Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

  • Henriqueta Tereza do Sacramento (Vitória-ES)

Médica. Fitoterapeuta. Especialista em Homeopatia.Mestre em Políticas Públicas e Desenvolvimento Local. Área Técnica das Práticas Integrativas e complementares em Saúde da Prefeitura Municipal de Vitória (PICS/SEMUS/PMV).

  • Marcos Eduardo da Silva Teixeira (Vitória-ES)

Capitão da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES). Curso de Formação de Soldados da PMES. Curso de Habilitação de Cabos da PMES. Bacharel em Ciências Militares – Área de Defesa Social (Curso de Formação de Oficiais), pela Polícia Militar de Minas Gerais. Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Espírito Santo. Pós Graduação em Educação em Direitos Humanos, pelo Instituto Superior de Educação de Afonso Cláudio. Negociador concludente do II Curso de Negociação de Crises com Reféns Localizados da PMES/2008. Concludente do Curso de Gerenciamento de Crises 2017, pela Polícia Militar do estado de São Paulo. Professor da Polícia Militar do Espírito Santo na disciplina de Gerenciamento de Crises. Comandante da Equipe de Negociadores da Companhia Independente de Missões Especiais (CIMEsp) da PMES

  • Maria Carmelita Maia e Silva (Recife- PE)

Médica. Mestre em Nutrição (UFPE). Doutora em Saúde Pública pelo Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães. Professora Colaboradora da Universidade de Pernambuco. Médica Legista do Instituto de Medicina Legal do Governo do Estado de Pernambuco. Diretora Executiva de Prevenção aos Acidentes da Prefeitura Municipal de Recife.

  • Maria Carmen Viana (Vitória-ES)

Psiquiatra. Doutora em Psiquiatria pela Universidade de Londres. Professora do Departamento de Medicina Social e do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da UFES. Coordenadora do Centro de Estudos e Pesquisa em Epidemiologia Psiquiátrica (CEPEP) da UFES. Membro Fundadora do Centro de Estudos de Psiquiatria do Espirito Santo (CEPES). Integrante do Grupo de Trabalho de Prevenção do Suicídio do Espírito Santo (GTPS-ES).

  • Rodrigo Barroso Araújo (Vitória-ES)

Médico do SASVV/SEMUS/PMV e do Centro de Referência IST/AIDS/SEMSA/PMVV. Especialista em Pediatria Geral pela FESO (Fundação Educacional Serra dos Órgãos). – Especialista em Infectologia Pediátrica pelo Hospital Infantil Nossa Senhora da Glória (SESA)

  • Soraya Carvalho Rigo (Salvador – BA)

Psicóloga. Psicanalista. Especialista em Psicologia Hospitalar. Idealizadora e Coordenadora do Núcleo de Estudo e Prevenção do Suicídio (NEPS). Membro do Grupo de Trabalho de Suicídio União Latino-americana das Entidades de Psicologia (ULAPSI). Membro da Associação de Suicidologia da América Latina e Caribe (ASULAC). Associada Fundadora e Integrante da Diretoria Associação Brasileira de Estudo e Prevenção do Suicídio (ABEPS).

Autora do livro A morte pode esperar? Clínica psicanalítica do suicídio.

  • Thatiana Ferreira de Aquino (Vitória-ES)

Assistente Social do serviço de Atendimento à Vítimas de Violência de Vitória (SASVV/SEMUS/PMV). Especialista em Saúde Coletiva pela EMESCAM

Comissão Científica e Organizadora

Coordenação

  • Daniela Reis e Silva (ATEFES/API)
  • Ana Catarina Tavares Loureiro (AMEES)
  • André Ferreira (CVV)
  • Attilio Provedel (NECE/UFES)
  • Daniela Tomassoni (PMS/SESA)
  • Danielly Abreu Xavier (SASVV/PMV)
  • Edleusa Gomes Ferreira Cupertino (SESA)
  • Mariana Moulin Brunow Freitas (CRP-16)
  • Maria Carmen Viana (CEPEP/UFES e CEPES)
  • Marcia Abdalla Guerrieri
  • Nathalia Pereira Borba (SESA)

Grupo de Trabalho de Prevenção do Suicídio no Espírito Santo (GTPS-ES)

Fundado em março de 2014, o grupo se reúne mensalmente para a idealização e promoção de diferentes atividades, de acordo com sua área de atuação.

Fazem parte do Grupo:

  • Agência Reguladora de Serviços Públicos do Espírito Santo (ARSP);
  • API – Apoio a Perdas Irreparáveis;
  • Associação de Terapia Familiar do Espírito Santo (ATEFES);
  • Associação Médico-Espírita do Estado do Espírito Santo (AMEES);
  • Centro de Atendimento Toxicológico (TOXCEN/SESA);
  • Centro de Estudos de Psiquiatria do Espírito Santo (CEPES);
  • Centro de Estudos e Pesquisa em Epidemiologia Psiquiátrica do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da UFES (CEPEP – PPGSC);
  • Centro de Pesquisas René Rachou da Fundação Osvaldo Cruz (FIOCRUZ);
  • Centro de Valorização da Vida (CVV);
  • Concessionária Rodovia do Sol S.A. (RODOSOL);
  • Conselho Regional de Psicologia – 16ª. Região (CRP-16);
  • Núcleo de Estudos em Ciência e Espiritualidade da UFES (NECE-SAUESP);
  • Secretaria Estadual de Segurança Pública (SESP-ES);
  • Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBM-ES);
  • Polícia Civil.do Espírito Santo;
  • Polícia Militar do Espírito Santo (PM-ES) com a participação especial da Diretoria de Direitos Humanos e Polícia Comunitária;
  • Secretaria Estadual de Saúde do Espírito Santo (Coordenação de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas e de Vigilância Epidemiológica);
  • Secretaria Municipal de Saúde da Serra (Área Técnica de Saúde Mental; Álcool e Outras Drogas e Vigilância Epidemiológica).
  • Secretaria Municipal de Saúde de Vitória (Área Técnica de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas, e de Vigilância Epidemiológica, por meio do Núcleo de Prevenção de Violência e Promoção da Saúde e SASVV- Serviço de Atendimento a Vítimas de Violência);
  • Secretaria Municipal de Saúde de Vila Velha (Departamento de Programas Especiais – Núcleo de Prevenção à Violência).

Fonte: https://g1.globo.com/espirito-santo/noticia/vitoria-recebe-v-seminario-de-prevencao-do-suicidio-do-es.ghtml