Não sofra em silêncio. Peça ajuda.

APOIO

Centro de Valorização da Vida (CVV)
A instituição é uma das mais sérias do país. Começou em 1962 na cidade de São Paulo e hoje tem 70 postos de atendimento em todo país. Os voluntários se colocam à disposição para ouvir sem julgar ou dar sermão.
Acesse: cvv.org.br ou disque 141.

Emocionais Anônimos
Os Emocionais Anônimos organizam grupos de ajuda mútua em diferentes questões e doenças psicológicas. Possuem atuação em diferentes cidades brasileiras e podem ser usados como um espaço de troca entre o policial com problemas emocionais com outros indivíduos, auxiliando terapeuticamente no seu problema e criando uma rede de apoio fora da PMERJ. Os Emocionais Anônimos possuem grupos em diferentes locais. Maiores informações podem ser conseguidas pelo e-mail emocionais@ajudaemocional.com.br, telefone (45) 3225-9540 e (21) 99317-6636.

Terapeutas Sem Fronteiras
Esse grupo tem como missão o auxílio em processos de transição e evolução pessoal, oferecendo de maneira gratuita serviço de apoio emocional e terapêutico. Esse grupo pode servir como outro espaço de diálogo e terapia para os policiais militares da PMERJ. Os Terapeutas Sem Fronteiras podem ser acessados pelo site e pelo telefone (61) 23345-7692.

Fênix – Associação Pró Saúde Mental
Essa organização foi criada em 1997 com o intuito de dar apoio aos portadores de transtornos mentais e seus familiares. Nesse caso, a família do policial também poderia receber ajuda e sustentação emocional para ser fortalecida como suporte ao policial. A Associação Fênix oferece auxílio e informações via o e-mail fenix@fenix.org.br, pelo site e pelo telefone (11) 3208-1225.

Rede Brasileira de Prevenção do Suicídio (REBRAPS)
A Rede Brasileira de Prevenção do Suicídio é construída com a participação de instituições e profissionais interessados em trocar informações sobre o tema.
Acesse: rebraps.com.br

Associação Brasileira de Familiares, Amigos e Portadores de Transtornos Afetivos (ABRATA)
Associação sem fins lucrativos, voltada à necessidade de atender pessoas portadoras de transtornos do humor: a depressão e o transtorno bipolar assim como seus familiares e amigos.
Acesse: abrata.org.br

Apoio a Perdas Irreparáveis (API)
O API é uma rede que se propõe a dar apoio a pessoas enlutadas. É um espaço-tempo de partilha de vivências da dor da ausência e busca de meios para reparação desta contingência.
Acesse: redeapi.org.br

Befrienders Worldwide
Ação voluntária para prevenção do suicídio
Acesse: befrienders.org (em inglês)

Samaritans
Organização de apoio voluntário atuante no Reino Unido e na Irlanda.
Acesse: samaritans.org (em inglês)

Asociación de Suicidología de Latinoamérica y el Caribe (ASULAC)
Associação de prevenção ao comportamento suicida, atuante na América Latina.
Acesse: asulac.org (em espanhol)

A caminho da mudança
Espaço para o debate dos assuntos cotidianos a partir de uma visão psicológica.
Acesse: acaminhodamudanca.wordpress.com

INSTITUTOS DE PESQUISA 

Laboratório de Estudos Sobre a Morte (LEM)
O grupo de pesquisa é relacionado ao Instituto de Psicologia da USP e, além de estudos sobre o tema, presta assistência à comunidade.
Acesse: www.lemipusp.com.br ou ligue (11) 3818-4185, ramais 31 e 33.

Instituto Sedes Sapientiae
Criado em 1978, a entidade tem um trabalho sério de formação de profissionais ligados à saúde mental. Entre os cursos e palestras há também atendimento à pacientes.
Acesse: sedes.org.br ou ligue para (11) 3866-2730.

Clínica Psicológica Ana Maria Poppovic
O instituto ligado à PUC de São Paulo faz atendimentos, avaliações e orientações.

Projeto de Apoio à Vida (RAVIDA)
Projeto de extensão da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará vinculado à Pró-Reitoria de Extensão, formado por acadêmicos de Medicina e Psicologia da UFC, sob a orientação do Professor Doutor Fábio Gomes de Matos e Souza.
Acesse: pravidaufc.webnode.com.br

Centro de Amor à Vida (CAVIDA)
Organização Não Governamental (ONG) com objetivo de atender pessoas vulneráveis emocionalmente que apresentem ansiedade, depressão, ou que estão pensando ou que tenham tentado o ato suicida.
Acesse: projetocavida.blogspot.com.br

 

Links Internacionais

World Health Organization (WHO) 

Suicide rates - Atlas - World Health Organization (WHO)

International Association for Suicide Prevention (IASP)

American Association of Suicidology (AAS)

American Foundation for Suicide Prevention (AFSP)