Sobre

O GEPeSP - Grupo de Estudo e Pesquisa em Suicídio e Prevenção- nasceu de uma parceria entre o Laboratório da Análise da Violência (LAV) e a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ), na Universidade do Estado o Rio de Janeiro, em abril de 2013.

O Grupo está inserido na linha de pesquisa de Violência e Políticas Públicas do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da UERJ. Sua equipe é formada por psicólogas, membras do Quadro de Oficiais de Saúde da PMERJ; uma representante da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro e pesquisadores de diferentes áreas como Sociologia, Ciência Política; Saúde Pública; Saúde do Trabalhador, Educação, Biblioteconomia e Comunicação Social.

O GEPeSP se dedica à realização de pesquisas acadêmicas e aplicadas, consultorias, palestras, seminários, atividades de ensino, capacitação e divulgação de informações sobre o suicídio e o risco ocupacional na área de segurança pública em todo o Brasil.

Em 2014, por exemplo, desenvolvemos uma pesquisa nacional sobre o comportamento suicida entre profissionais de segurança nas 27 unidades federativas brasileiras. Essa investigação faz parte do conjunto de propostas selecionadas pela terceira edição do projeto Pensando a Segurança Pública (Edital de Pesquisas - Convocação nº 001/2014), lançado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça – SENASP e pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD.

 

Agradecemos a sua visita e o seu interesse por um tema tão urgente. Somente com a soma e a construção de informações poderemos encontrar soluções para prevenir o suicídio.

 

Equipe

Grupo de Estudo e Pesquisa em Suicídio e Prevenção - GEPeSP