Uncategorized

GEPeSP organiza Workshop de negociação em crise suicida

Por Caio Brasil,
Jornalista e pesquisador do GEPeSP.

O GEPeSP promoveu entre os dias 14 e 15 de junho o workshop Negociação com Suicidas, voltado para profissionais de saúde, educação e segurança. Com parceria do Instituto Vicente e do Laboratório de Análise da Violência (LAV/UERJ), a atividade reuniu 30 pessoas no Centro de Capacitação da CEPUERJ, no Maracanã e foi instruída pela psicóloga Drª Alexandra Vicente e pela professora Drª Dayse Miranda.

Nos dois dias de atividade foram abordados aspectos teóricos e práticos do fenômeno e da atuação em situações de intenção suicida. A Dra. Alexandra Vicente contou sobre sua prática cotidiana, como psicóloga nesse tipo de ocorrência, e ensinou formas de abordagem, diálogo e negociação, além da importância do preparo emocional para atuar nesses momentos.

Apresentando conhecimentos básicos de negociação e orientando profissionais das áreas de segurança, educação e saúde a atuarem em crises suicidas dentro uma perspectiva multidisciplinar, o workshop – estruturados em 4 módulos – pretende criar multiplicadores na luta e compreensão do fenômeno.

Iniciativas como essa são urgentes. Segundo a Organização Mundial da saúde, uma pessoa se suicida cada 40 segundos no mundo. No Brasil, o suicídio cresceu 56% entre a década de 1980 e 2011, aponta Ministério da Saúde. O GEPeSP organiza periodicamente cursos e workshops para profissionais de diversas áreas. Fiquem atentos a agenda em nossa página do Facebook.

Veja o material utilizado no workshop clicando aqui.