Atividades

GEPeSP promove curso de prevenção e pósvenção do suicídio.

Por Caio Brasil,
Jornalista e pesquisador do GEPeSP.

Entre os dias 18 e 25 de junho o GEPeSP organizou o curso Prevenção é Pósvenção do Suicídio, dirigido a profissionais e estudantes de saúde. A atividade foi realizada no Centro de Capacitação da CEPUERJ, no Maracanã, e reuniu 25 pessoas. A prevenção, entendida como a redução estressores que levam a um sofrimento agudo que culminam no suicídio, e a pósvenção, definida como o trabalho de atenuar o abalo da perda por suicídio – possibilitando a prevenção do sofrimento nas gerações futuras –, são importantes mecanismos de atuação para quem trabalha na área.

Para oferecer um olhar sobre o assunto e apresentar noções básicas de manejo com pessoas em risco e sobreviventes, o curso foi dividido em cinco módulos: 1°) O Comportamento Suicida – Dilemas e Desafios, coordenado pela professora Dra. Dayse Miranda; 2°) Risco e Avaliação, dirigido pela psicóloga e doutoranda em psicologia pela UFRJ Marcela Reis; 3°) A Prevenção do Suicídio, orientado pela psicóloga e mestra em saúde pública pela Fiocruz Carmem Cortes Furtado; 4°) Pósvenção do Suicídio, ensinado pela professora Dayse Miranda; 5°) O Manejo Clínico, instruído pela psicóloga e especialista em saúde do trabalho Lidiane Menezes.

A estudante de psicologia da UERJ Paula Souza, uma das participantes, diz que “todo mundo deveria fazer esse curso. O que aprendemos aqui pode ajudar muitas pessoas, mas é preciso que essas informações qualificadas cheguem a mais gente. Precisamos multiplicar o número de dispostos a prevenir o suicídio”. A Assistente social Natalia Maritello, que já havia participado de outras capacitações a respeito da prevenção, comenta que “muitas vezes não conseguimos avaliar os riscos. O profissional tem que ser capacitado e a assistência social pode ser útil nesse trabalho e dar os devidos encaminhamentos. Achei o curso muito prático.”

Segundo a Organização Mundial da Saúde, em seu relatório mais recente, 804 mil pessoas morreram por suicídio em 2012 no mundo. O que representa uma morte a cada 40 segundos. No Brasil, a taxa de suicídio teve aumento 56% entre a década de 1980 e 2011, saltando de 3,3 para um grupo de 100 mil habitantes para 5,1. O GEPeSP organiza periodicamente cursos e workshops para profissionais de diversas áreas. Fiquem atentos a agenda em nossa página do Facebook.

Acesse o material utilizado no curso: Modulo 1, módulo 2, Módulo 3 e Modulo 4.