Atividades

GEPeSP participa de capacitação de agentes de segurança da UERJ

O Grupo de Estudo e Pesquisa em Suicídio e Prevenção (GEPeSP) teve a honra de colaborar com a iniciativa promovida pela Coordenação de Capacitação (CoCapacit) e a Seção de Recursos Humanos (SRH) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, oferecendo um dos módulos do treinamento de prevenção e combate a incêndio, de auxílio em primeiros socorros e de prevenção ao suicídio, entre os meses de setembro e novembro de 2018. Essa capacitação visa atender uma determinação do Decreto nº 42.122/2009.

O GEPeSP capacitou 92 agentes de segurança da UERJ no que tange aos conceitos e técnicas de negociação e abordagem com suicidas. Nosso objetivo foi oferecer ao público-alvo conhecimentos especializados que os habilitassem a identificar sinais, abordar, negociar e encaminhar pessoas sob o risco de suicídio.

O conteúdo do treinamento foi dividido em seis partes. A primeira trabalhou habilidades emocionais para a vida, visando sensibilizar o público-alvo sobre temas vinculados ao sofrimento emocional e psíquico e a responsabilidade social da prevenção do suicídio. Realizamos uma dinâmica, no formato de roda de conversa, que buscou desenvolver a empatia e comunicação assertiva entre os participantes. A segunda parte foi dedicada à apresentação dos fatores de risco do suicídio e os fatores protetivos. A terceira focou na discussão em torno dos mitos e dos sinais de alerta dados pelas pessoas em situação do risco. A quarta parte abordou tópicos associados à negociação, entre eles, os aspectos práticos e conceituais do gerenciamento de crises com suicidas. A quinta se dedicou essencialmente à prática da negociação, dando destaque aos atores envolvidos na cena.

Finalmente, na última parte, os agentes de segurança receberam conhecimentos básicos sobre as estratégias de diálogo e de “corpo a corpo” com suicidas, levando em consideração as potencialidades e fragilidades no ambiente da UERJ em relação a tentativas de suicídios.

Essa capacitação foi de suma importância para toda a nossa equipe, seja pela vasta experiência de profissionais de segurança, que atuam no campus da UERJ há mais de 20 anos, seja pela participação de especialistas, nos temas de negociação e abordagem técnica com suicidas, pesquisadores e colaboradores do GEPeSP: mestre em saúde pública e major do Corpo de Bombeiro do estado do Ceará José Edir de Souza Paixão e a doutora e psicóloga Alexandra Vicente.