Uncategorized

GEPeSP finaliza o curso de Prevenção e Posvenção do Suicídio na sua nova sede

Por Ana Beatriz Ribeiro, Jornalista e pesquisadora do GEPeSP.


 

O Grupo de Estudos e Pesquisa em Suicídio e Prevenção (GEPeSP), encerrou na última quinta-feira, 8 de junho, o curso de Prevenção e Posvenção do Suicídio. Além do intuito de fornecer informações e conhecimento qualificado para uma capacitação enriquecedora aos participantes, a formação também foi uma iniciativa de lançamento do novo espaço de atuação do Grupo no Nex Coworking, localizado na Glória, zona sul do Rio de Janeiro.

Mesclando dados sobre a situação do suicídio no Brasil, com a experiência dos próprios participantes, a capacitação traçou alternativas de planos de prevenção, bem como estratégias de cuidado e atendimento para sobrevivente e indivíduos enlutados. Andrea Coqueiro Guimarães, participante e psicóloga especialista em saúde mental, afirma que esta foi a principal virtude do curso: a união entre a prática e a teoria. “Além da grande experiência dos profissionais do GEPeSP, que trouxeram realmente um conhecimento embasado, com pesquisa e informações reais, o curso não abordou apenas o conhecimento teórico, mas utilizou uma teoria baseada na prática”, declara ela.

A diversidade dos participantes também contribuiu para o enriquecimento da formação. O curso contou a presença de integrantes da Polícia Civil do estado do Rio de Janeiro, representantes do Departamento Geral de Gestão de Pessoas (DGGP), psicólogos da Mão Amiga, associação de pais e amigos de pessoas com autismo, representante da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), entre outros profissionais e instituições. De acordo com a psicóloga Andrea Guimarães, a experiência distinta de cada um em relação à temática proporcionou um entendimento amplo de possíveis formas de atuação com grupos vulneráveis ao comportamento suicida. “A troca durante todo o curso foi muito boa, principalmente porque a turma era misturada, não só de psicólogos, mas também de outros profissões que contribuíram com muita experiência,” conclui ela.

Sonia Florentino dos Santos, psicóloga da Mão Amiga, também avaliou positivamente o curso. De acordo com a própria experiência acadêmica, ela ressalta que a formação universitária dos psicólogos ainda é muito defasada a respeito do suicídio. “Eu acho importante essa formação porque nós psicólogos não vemos isso na faculdade. Eu, por exemplo, acho que nunca ouvi falar de suicídio durante a minha formação. Fato que é uma falha muito grande”, conclui.

A partir do princípio de que é possível prevenir o suicídio, foi trabalhado com os cursistas a importância ter um conhecimento sobre o tema, visto que situações de emergência podem acontecer a qualquer momento e é fundamental que o profissional esteja capacitado para lidar com elas. Renato Martins Dias Carneiro, psicólogo e inspetor da Polícia Civil, aponta que estudar as técnicas apresentadas do curso podem servir como norteadores para o controle de outras questões referentes à saúde mental, que aparecem diariamente durante o atendimento. “A questão do suicídio é muito importante, porque funciona como um tema protótipo, cujo as iniciativas vão servir em grande parte tanto para prevenir e tratar o comportamento suicida, mas também para prevenir outros temas em saúde mental e prevenir outros problemas psicológicos, com ações muito similares. Por isso esse curso é muito útil”, afirma.

Ao todo, o curso contou com 12 participantes, durante os 4 dias. As aulas foram ministradas pelas psicólogas Rogéria Almeida, Marcela Reis, Carmen Furtado e pela socióloga Dayse Miranda. É importante destacar que formação foi encerrada com um acordo de cooperação entre o GEPeSP e a Polícia Civil, representada pelo Departamento Geral de Gestão de Pessoas (DGGP).

Agradecemos a participação de todos.
Até a próxima!

E fique atento as nossas próximas formações. O GEPeSP, em parceria com Instituto Vicente e a Comunicação e Expressão, disponibiliza o formulário de pré-inscrição para o workshop Comunicação Assertiva e Não-Violenta, dirigido ao profissional de educação. A atividade será no dia 27 de julho, no Carioca Offices, em Vicente de Carvalho (confira no mapa). Faça sua pré-inscrição através do link e receba mais informações.