Uncategorized

GEPeSP promove curso de prevenção e manejo do comportamento suicida em Niterói

Por Caio Brasil,
Jornalista e pesquisadora do GEPeSP.


Em parceria com as Livrarias Paulinas de Niterói e o Seminário São José, o GEPeSP promoveu o curso de Prevenção Manejo do Comportamento Suicida, em Niterói. A atividade ocorreu no dia 1° de junho e contou com a presença de 22 participantes.

Ministrada pela psicóloga Lidiane Pereira, especialista em saúde do trabalhador e pesquisadora colaboradora do GEPeSP, e pela cientista política e coordenadora do GEPeSP Dra. Dayse Miranda. A capacitação dividiu-se em dois momentos: No primeiro módulo foram discutidas conceitualmente as violências autoprovocadas, os grupos vulneráveis (jovens/adolescentes, líderes religiosos, população jovem LGBT e idosos) e fatores associados para pensar a prevenção do suicídio a partir dos fatores de risco e protetivos. O segundo módulo foi dedicado à reflexão do manejo do comportamento suicida, analisando casos clínicos e simulações de crises suicidas, conduzido através de oficinas e rodas de conversas com os participantes e facilitadores do curso.

Em 2016 o Brasil registrou uma morte por suicídio a cada 46 minutos, somando 11.433 mortes aquele ano, segundo informações mais atualizadas do Ministério da Saúde. Esses números representam um crescimento de 2% em relação a 2015. A taxa oficial de mortalidade por suicídio saltou de 4,9 a cada 100 mil pessoas em 2007 para 5,6 em 2016. Entre homens, a taxa de suicídio chegou a 9,2, apresentando aumento de 28% em uma década. Entre as mulheres, a taxa atingiu 2,4 em 2016.

Esses números são preocupantes e nos fazem refletir sobre a importância da capacitação e envolvimento dos mais diversos atores sociais na prevenção. Nesse sentido, dando seguimento a agenda de capacitação, o GEPeSP promove no dia 15 de junho o curso Prevenção e Manejo do Comportamento Suicida, em Nova Iguaçu. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas clicando aqui. A pré-inscrições do Workshop em Comunicação Assertiva e Não-Violenta em Ambiente Escolar também já pode ser feita. A atividade é voltada para profissionais de educação, e acontecerá no dia 27 de julho, em Vicente de Carvalho. Clique aqui, faça sua pré-inscrição e aguarde novas informações.