Uncategorized

GEPeSP participa de assembleia do Regional Leste 1 da CNBB

Por Caio Brasil,
jornalista e pesquisador do GEPeSP.


O GEPeSP participou de palestra na 18ª Assembleia do Regional (Regional Leste 1) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A atividade ocorreu entre os dias 21 e 23 de novembro, no Centro de Estudos Sumaré, no Rio de Janeiro. O convite foi feito pelo padre Douglas Alves Fontes, reitor do Seminário São José de Niterói.

No segundo dia de evento, a equipe do GEPeSP, formada pela socióloga e coordenadora Dayse Miranda, a advogada e colaboradora Katia Sodré, a psicóloga clínica e pedagoga Dra Luciana Campos, e a professora Dra Silvia Fernandes (UFRRJ), falou sobre a necessidade de sensibilização de clérigos, leigos e liderança das pastorais sobre o tema do suicídio. A equipe também apresentou o projeto de pesquisa e formação de agentes multiplicadores de prevenção e valorização da vida em instituições religiosas. A palestra marca o início de futuras ações em conjunto com a CNBB e lideranças de pastorais (pastoral da catequese, da juventude e da saúde etc) e movimentos.

O aumento de notícias sobre suicídio de líderes religiosos chama a atenção, mostrando a necessidade de se conhecer o fenômeno e de construir ações de prevenção. Na assembleia foi relatada a dificuldade das pastorais em lidar com jovens que apresentam sofrimento psíquico. No mundo, o suicídio é a segunda maior causa de morte de jovens de 15 a 29 anos, segundo a Organização Mundial da Saúde. O Ministério da Saúde aponta que o Brasil registrou crescimento de 41% nos casos de suicídio em 10 anos.