Uncategorized

GEPeSP participa de pós-graduação em suicidologia em São Paulo

Por Kathlen Barbosa,
jornalista e pesquisadora do GEPeSP.


No último final de semana o GEPeSP esteve em São Paulo para colaborar com o curso de pós-graduação em Suicidologia, Prevenção e Posvenção, Processos Autodestrutivos e Luto da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). A cientista política, pesquisadora e coordenadora do GEPeSP Dayse Miranda ministrou dois módulos do curso: ‘Os grupos de vulnerabilidades: o comportamento suicida entre profissionais de segurança pública no Brasil’ e ‘A prevenção de violências autoprovocadas em ambiente escolar : o caso do programa EscolaQPrevine’.

“Foram dois dias de trabalho com uma turma maravilhosa composta por psicólogos, psicopedagogas, pedagogas, diretora de escola e assistentes sociais. É uma turma interdisciplinar e muito interessada em fazer o melhor pela saúde emocional da sociedade brasileira.”, destacou a pesquisadora. O curso é coordenado pela professora Dra. Karina Okajima Fukumitsu e tem como objetivo desenvolver a compreensão dos comportamentos autodestrutivos, do processo de luto e auxiliar na promoção das ações para valorização da vida. Além disso, o curso busca desenvolver profissionais capazes de propor ações para a prevenção tanto para os comportamentos autodestrutivos quanto para os suicídios, bem como oferecer instrumentalização para o acolhimento do processo de luto e para valorização da vida.

Ele é destinado a profissionais graduados interessados pelas áreas da tanatologia e suicidologia (prevenção e posvenção, processos autodestrutivos e processo de luto). E é também oferecido para leigos e profissionais das mais diversas formações que atuem ou pretendam atuar com a vulnerabilidade humana, compreender os processos autodestrutivos e, sobretudo, aprimorar a escuta empática, conduta respeitosa em relação aos processos autodestrutivos e de acolhimento para com as pessoas em sofrimento existencial. A segunda turma da pós-graduação iniciará em maio de 2020. Para mais informações sobre o curso, clique aqui.