Uncategorized

GEPeSP capacita Sentinelas da Polícia Militar do Distrito Federal

A Polícia Militar do Distrito Federal lançou o Programa de Valorização da Vida (PVV) durante o 1º Congresso de Saúde Integral e Valorização da Vida, em Brasília, entre os dias 22, 23 e 25 a 29 de novembro. O Programa foi instituído pela Portaria PMDF Nº 1.074, de 17 de setembro de 2018.

A iniciativa é inovadora e integra órgãos de apoio do departamento de saúde e Assistência ao Pessoal (Capelania Militar, Centro de Promoção da Qualidade de Vida – CPQV; Centro Médico- CMED; Centro Odontológico – CO; Centro de Perícias e Saúde Ocupacional – CPSO e o Centro de Capacitação Física-CCF), em uma perspectiva multidisciplinar para fomentar ações preventivas.

O Congresso serviu para sensibilizar atores estratégicos e técnicos responsáveis pela implementação da nova política de saúde da PMDF, além de capacitar profissionais que atuam na saúde e assistência ao pessoal/DSAP. O GEPeSP recebeu convite para desenvolver a oficina de abordagem técnica. Esse trabalho é baseado na escuta empática e no acolhimento de pessoas em sofrimento emocional, trabalhando as falas e posturas facilitadoras para a condução de uma abordagem assertiva às pessoas com depressão e ansiedade.

A oficina foi dirigida às Sentinelas, grupo de agentes responsáveis pela identificação de situações de risco nas unidades operacionais, integradas ao PVV, sob a coordenação da Capelania. Essa foi uma experiência especial para o GEPeSP, pois tivemos a oportunidade de colaborar para o fortalecimento do Programa de Valorização da Vida da PMDF.