Uncategorized

GEPeSP participa de reunião com agentes de valorização da vida na Segurança Pública do Distrito Federal

O GEPeSP esteve na reunião de alinhamento com representantes das instituições de segurança pública do Distrito Federal. O encontro aconteceu no dia 3 de dezembro e os “futuros agentes de valorização da vida” (os multiplicadores de prevenção) tiveram a oportunidade de compartilhar as estratégias e dificuldades na sensibilização de gestores do Corpo de Bombeiros Militar, Detran, Polícia Civil, Polícia Militar e da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal sobre as propostas de prevenção ao suicídio.

Os “agentes de valorização da vida” participaram do “Curso de Formação de Multiplicadores de Prevenção ao Suicídio entre Profissionais de Segurança Pública”, que ocorreu ao longo de 2019. A capacitação foi organizada pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) em parceria com a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal e teve a consultoria técnica do GEPeSP.

Na reunião foram discutidas as propostas apresentadas, os objetivos, o que já fora realizado nas instituições, as ações e estratégias, as metodologias adotadas, a recepção e envolvimento dos atores, os obstáculos e a continuidade dos trabalhos. As ações institucionais discutidas no encontro serão publicadas no Manual de Prevenção ao Suicídio dirigido aos multiplicadores de prevenção da Segurança Pública.

O Manual é fruto das reflexões e dos esforços empreendidos no Curso de Formação de Multiplicadores de Prevenção ao Suicídio na Segurança Pública do Distrito Federal e tem o objetivo de fortalecer e auxiliar, no interior das instituições, o desenvolvimento de ações de prevenção ao suicídio.