Uncategorized

IPPES oferece acolhimento psicossocial gratuito durante pandemia

Por Kathlen Barbosa.
Jornalista e pesquisadora do IPPES.


 

Para atender pessoas em situação de vulnerabilidade emocional neste momento de quarentena e isolamento social, há um mês o Instituto de Pesquisa, Prevenção e Estudos em Suicídio (IPPES), em parceria com a MedLevensohn, distribuidora especializada em produtos para saúde e bem-estar, criou o Serviço de Acolhimento Psicossocial gratuito pelo telefone (21) 3995-4154. O serviço não é atendimento psicológico, mas de receptividade e acolhida, visando disponibilizar uma escuta ativa a quem precise. Esse trabalho é realizado por profissionais preparados e com formações diversas, que se importam e se dedicam ao ser humano com empatia e solidariedade, e conta com a direção técnica da psicóloga e coordenadora da área de saúde mental do IPPES, Alexandra Vicente.

Uma de nossas colaboradoras, a psicóloga Fátima Cristina Santos, em entrevista à Rio TV Câmara, destaca que o acolhimento se direciona às necessidades imediatas da pessoa que está em sofrimento. “Houve alterações, impactos e perdas na vida das pessoas, e elas acabam precisando de atendimento às necessidades básicas, psicossociais, como o acolhimento. Esse serviço as ajuda a se organizarem nesse mundo no qual elas se perdem, no qual a rotina e a vida delas ficam desestruturadas”, explica Fátima.

O IPPES iniciou o trabalho nesse momento devido a necessidade de acolher pessoas no mínimo que elas precisam: na orientação de vida, na escuta ativa e na fala qualificada. Fátima reforça que não é qualquer pessoa que está apta a realizar um acolhimento psicossocial, mas se bem treinada, ela se torna capaz de fazer. “Por isso, nossa equipe é multidisciplinar, com profissionais altamente capacitados”, reforça.

O serviço é temporário e emergencial, a fim de suprir a necessidade da população neste período de isolamento social, que afeta a todos. Se você estiver precisando do nosso acolhimento ou conhecer alguém que precise, aguardamos sua ligação. O telefone é (21) 3995-4154.  Confira a tabela com os horários disponíveis para atendimento. A nossa equipe aguarda sua ligação.