Quem somos

O Grupo de Estudo e Pesquisa em Suicídio e Prevenção (GEPeSP) nasceu de uma parceria entre o Laboratório de Análise da Violência da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (LAV-UERJ) e a Polícia Militar do Estado Rio de Janeiro, em abril de 2013. Sua missão inicial era formular e propor recomendações preventivas de suicídio na população de policiais militares e seus familiares. Daí a razão para a sua equipe ser interdisciplinar. Ela é formada por colaboradores do quadro de oficiais de saúde da Polícia Militar do estado do Rio de Janeiro; da Polícia Civil/RJ e pesquisadores de diferentes áreas como Sociologia, Ciência Política; Saúde Pública; Saúde do Trabalhador, Educação e Comunicação Social.

Três anos depois, criamos a categoria de pesquisadores regionais. Desde então, passamos a contar com profissionais da área de segurança pública dos estados do Ceará, São Paulo e Alagoas, bem como pesquisadores acadêmicos do estado do Espírito Santo. A atual equipe adquiriu novas contribuições. O GEPeSP passou a contar com pesquisadores, responsáveis pelas quatro linhas de pesquisa; pesquisadores associados, vinculados às instituições públicas e privadas de Ensino, Pesquisa e Treinamento e colaboradores de instituições de Segurança Pública; Comunicação e Coaching.

O Grupo está inserido na linha de pesquisa de Violência e Políticas Públicas do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da UERJ. Sua missão institucional é produzir estudos e pesquisas sobre o comportamento suicida (suicídio consumado; tentativa de suicídio e ideação suicida) na população geral e entre grupos ocupacionais de risco. Além de promover; apoiar e divulgar ações de prevenção e pósvencao do suicídio. O Grupo não oferece atendimentos psicológicos/psiquiátricos.

O GEPeSP se dedica essencialmente à realização de pesquisas acadêmicas e aplicadas, palestras de sensibilização, workshops, seminários, atividades de ensino, treinamento/capacitação e divulgação de informações sobre o suicídio no mundo e no Brasil.

NOSSOS OBJETIVOS:

  • Produzir conhecimentos acadêmico e aplicado sobre o comportamento suicida na população geral e seus correlatos;
  • Formar multiplicadores de prevenção e pósvenção do Suicídio, oferecendo suporte e consultoria;
  • Habilitar profissionais da saúde, educação e segurança pública para atuar na prevenção do suicídio e em situações de crise suicidas;
  • Divulgar informações empíricas sobre suicídio, prevenção e posvenção entre grupos ocupacionais de alto risco;
  • Oferecer consultorias na formulação, implementação e avaliação de Políticas de Prevenção ao Suicídio entre Profissionais de Segurança Pública no Brasil.